Skip to main content

Existem diferentes razões pelas quais estudar e estar preparado é de vital importância para  quem busca ser bem-sucedido em sua carreira profissional e mesmo na vida. Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, estar bem-preparado se torna uma condição básica.
A formação profissional não deve ser vista como mais uma licenciatura no currículo, mas sim como um passo essencial para quem pretende entrar no mercado concorrido dos dias atuais.
Uma citação de Albert Einstein resume a importância do exercício e aprendizado constantes. Para o físico e matemático alemão, “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Em outras palavras, o hábito de aprender, o exercício do aprendizado constante, não ser complacente, e sempre buscar aprender algo, são estímulos saudáveis para a mente humana.
Neste artigo, apontamos as vantagens da aprendizagem para a saúde física e mental, a carreira e a vida pessoal.

Benefícios para a saúde mental

Pesquisas mostram que o aprendizado melhora a memória, ativa a concentração e aprimora a capacidade de um indivíduo de aprender por meio de hábitos.
Quanto mais alguém estuda e exercita o cérebro, menos suscetível a doenças degenerativas  fica. Estatisticamente, é menos provável que alguém que mantenha ativa a sua atividade cerebral contraia a doença de Alzheimer.
A relação entre o estudo e a rápida recuperação neural é um fato demonstrado por meio de estudos científicos.
Um exemplo é o estudo da Universidade Emory, nos EUA, que concluiu que o hábito da leitura, e logicamente o de estudar, afeta o cérebro das pessoas como se elas verdadeiramente experimentassem o acontecimento relatado.
Outro estudo norte-americano também descobriu que se uma pessoa mantiver o hábito de ler, além de prevenir doenças como o mal de Alzheimer, o declínio da função cerebral em idosos pode ser reduzido em até 30%. A leitura também aumenta a compreensão do cérebro à linguagem – facilitando o aprendizado de um novo assunto ou idioma, por exemplo.
Pessoas com um maior tempo de estudo, e que tenham chegado ao ensino superior, tendem a se recuperar de danos cerebrais mais rapidamente, porque acumularam reserva intelectiva. Em outros termos, o conhecimento acumulado ao longo dos anos contribui para a regeneração de lesões cerebrais.
Há muitas pesquisas em andamento relativas à correlação entre regeneração de lesão cerebral e nível de escolaridade de uma pessoa, mas já é possível compreender que uma das vantagens trazidas pelo aprendizado é que a reserva cognitiva de quem estuda ano após ano é como um cofre. Nele, uma pessoa guardará algum conhecimento que usará em caso de alguma necessidade.

O estudo como alicerce para o crescimento profissional

A formação qualificada é mais do que um pré-requisito. Mas achar que por ter conquistado um diploma de nível superior já atingiu seu objetivo é um erro comum cometido pela maioria das pessoas. Existem vários estudos e artigos, que podem ser acessados na internet, onde se destaca o que é esperado dos profissionais, o aprendizado contínuo.
Vivemos a era da informação. Nos dias de hoje, profissionais e talentos com qualificação têm o mesmo valor que as máquinas do mercado.
Por exemplo, o conhecimento adquirido nas décadas passadas já não é o bastante para o avanço na carreira, e conforme a atividade, até mesmo o que foi aprendido no último ano pode estar ultrapassado.
É preciso compreender que as pessoas, em seu cotidiano, estão sujeitas a enfrentar variadas possibilidades. Portanto, as oportunidades não podem ser desprezadas, especialmente na medida em que representam um elemento da perspectiva do acúmulo de conhecimento. As definições na vida de um sujeito têm o poder de fazer sua carreira ser bem-sucedida ou um fracasso total.
Em um único curso das mais variadas áreas do conhecimento, o aluno tem a oportunidade de identificar diferentes campos, e a partir daí escolher o que mais lhe agrada, especializando-se naquele ou em variados segmentos.
Por exemplo, ligados ao mercado financeiro existem inúmeros cursos que contribuem para o crescimento do profissional, como Planejamento Financeiro e Ética, Gestão de Investimentos, Planejamento para a Aposentadoria, Gestão de Riscos e Seguros, Planejamento Fiscal, Planejamento Sucessório, dentre outros.
As pessoas que optam pelos cursos de pós-graduação em Finanças Comportamentais e Planejamento de Investimentos, por exemplo, irão adquirir conhecimentos específicos em todas estas áreas.
Isso possibilita optar por um desses campos para especialização e crescer no mercado de trabalho com foco e objetivos definidos.
Como resultado, os profissionais transmitem confiança aos empregadores ou clientes, em razão do conhecimento adquirido durante seus estudos.
Mesmo após a graduação, buscar focar em mais de uma área é fundamental para que se torne um profissional diferenciado.
Ademais, a graduação em um curso superior ou especialização pode contribuir para aumentar o salário do profissional.
Entre 2012 e 2018, o aumento da escolaridade da população brasileira ajudou a elevar as oportunidades de emprego e fez crescer a renda dos trabalhadores brasileiros em até 12%. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo Banco Central (BC) com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE. A análise da instituição financeira comparou os rendimentos, na época da pesquisa, da população ocupada com os rendimentos simulados se os níveis de escolaridade não tivessem mudado desde 2012.

Aprender uma nova língua traz vantagens para o desenvolvimento cognitivo

Possuir um diploma universitário é importante, mas aprender um novo idioma é essencial para quem quer entrar em um mercado cada vez mais globalizado.
O cérebro de alguém que fala mais de uma língua revela um funcionamento diferenciado. Em suma, aprender outro idioma tem o mesmo efeito em nossos cérebros que o exercício para o nosso corpo – torna-os mais saudáveis, mais ágeis e mais resilientes. Moldagem básica!
A atenção e o esforço necessários para alternar entre dois idiomas diferentes aceleram e fortalecem as partes do cérebro que lidam com atenção, resolução de problemas e a capacidade para se tornar uma pessoa multitarefa.

A importância da aprendizagem para o amadurecimento do pensamento crítico

À medida que mais se aprende sobre uma determinada área do conhecimento, mais é possível raciocinar sobre a aplicação de sua teoria na prática. A aprendizagem permite confrontar opiniões, gera debates positivos e possibilita repensar conceitos.
Uma formação mais completa permite ao sujeito desenvolver um pensamento mais crítico, permitindo-lhe compreender e avaliar melhor aspectos sociais, tais como política e economia.
Por que o mundo é assim? Por que alguém pensa de forma diferente de outro? Questões como estas são comuns quando um indivíduo começa a interrogar a vida e a sociedade, ou seja, quando ele começa a desenvolver sua consciência crítica. O mais incrível do estudo é que ele revela diferentes realidades e épocas, acabando por desencadear reflexões que talvez não fossem possíveis se as pessoas permanecessem sempre presas a suas rotinas cotidianas e fixas. Estudar abre a mente e pode fazer de um indivíduo uma pessoa melhor.

Networking: estudar ajuda a criar uma boa rede de contatos e interagir com ela

Da mesma forma que nunca é tarde para voltar aos bancos escolares, nunca é tarde para fazer novos amigos. Partilhar experiências com outros alunos, envolvimento com indivíduos fora do seu convívio cotidiano, até mesmo pessoas mais jovens, contribui para a promoção de conexões contemporâneas e amplia a compreensão da sociedade moderna. Se revela uma excelente prática para a mente e o espírito.

O estudo de forma organizada e seus métodos

Melhorar a formação acadêmica e se sobressair no mercado de trabalho exige muito aprendizado e só proporciona benefícios ao indivíduo. Porém, o aprendizado demanda empenho, propósito e determinação para ser realmente eficaz. E isso só pode ser obtido através de muita organização.
Ilude-se quem acredita que estudar de maneira organizada remete a uma mesa em ordem e uma agenda para um determinado assunto. Também é importante, mas o preparativo para o estudo está relacionado a metodologias e estratégias que aprimoram a capacidade de um sujeito aprender.
Um espaço de estudo que seja acolhedor, sossegado e sem eventos que comprometam a atenção é primordial para melhorar o desempenho do estudante. Manter apenas o material que será estudado em um dia específico colabora para manter o foco.
Ter comida, água e banheiro por perto também facilita a performance nos estudos, porque menos tempo é gasto com essas necessidades básicas.
Lembre-se, aprender é mais do que somente praticar a leitura de um texto. Exercitar a escrita é igualmente essencial para manter o aprendizado e melhorar a capacidade de uma pessoa se expressar em palavras. Evidentemente, também contribui para exercitar para exames de certificação, concursos públicos e provas em geral.
Algumas pesquisas apontam que exercitar a caligrafia é benéfica para a absorção do conteúdo estudado. A prática da caligrafia tem a capacidade de melhorar a memória, e como enfatizado acima, facilita a fixação do conteúdo, melhora as habilidades lógicas e até contribui na prevenção de males de ordem mental e doenças de uma maneira geral. Como colocado até aqui, os benefícios do aprendizado vão muito além de melhorar o intelecto.
O estudo em grupo representa uma outra maneira de, comprovadamente, melhorar a capacidade de potencializar o aprendizado. Há duas razões principais para isso. Durante o estudo em grupo, dúvidas podem ser esclarecidas e informações sobre os assuntos podem ser trocadas. Distintas perspectivas sempre se somam.
A justificativa se baseia em que, ao ensinar algo para os demais participantes do grupo, o sujeito pode aperfeiçoar seu próprio aprendizado, pois através de uma técnica denominada autoexplicação, possibilita alguém explicar o que aprendeu com suas palavras.
A metodologia conhecida como autoexplicativa configura-se em uma técnica das mais eficazes quando combinadas com outros métodos, como a prática distribuída e o cross-learning (aprendizagem cruzada). A prática distribuída é baseada na distribuição do aprendizado ao longo do tempo, em vez de focar todo o estudo em um único período. Dessa forma, o método da prática distribuída permite que os alunos estudem todo o conteúdo durante um bom período que antecede o exame, em vez de tentar assimilar tudo em poucos dias ou na véspera de um exame.
O cross-learning consiste em alternar as disciplinas durante o período de estudo, não permanecendo demasiadamente focado em uma única matéria. Isso faz com que o aluno consiga permanecer mais tempo estudando sem se cansar.
Outra técnica, conhecida como Técnica Pomodoro, é baseada em uma combinação de trabalho e descanso, estabelecendo que etapas de dedicação devem ser compensadas com períodos de descontração. A explicação para a utilização desta metodologia tem por base que o cérebro humano necessita de tempo para absorver tudo o que foi estudado. Isso é exatamente o que o inventor da técnica, Francesco Cirillo, revelou.
A metodologia que utiliza os mapas mentais é ideal para quem pensa mais visualmente. Eles contêm imagens, setas e cores que ajudam na fixação do conteúdo. Essa abordagem – formalizada na década de 1970 pelo autor britânico Tony Buzan – envolve a organização do conteúdo em diagramas, geralmente com um tema central.
Um método que não pode ser desprezado é o da prática regular. A execução de simulados contribui para melhorar o entendimento sobre os tópicos de maior dificuldade para o aluno e quais pontos do conteúdo estão apresentando maior ou menor evolução.
Através desta técnica, os alunos têm a possibilidade de reformular seu plano de aprendizagem baseado no desempenho obtido durante o período de estudo. É uma das técnicas mais eficazes de fixação de conhecimento.
Finalmente, como destacado na descrição da Técnica de Pomodoro, o corpo precisa estar em boa forma para contribuir para o bom desempenho do cérebro. Uma dieta saudável e noites bem dormidas são essenciais para uma aprendizagem eficaz. O ideal é estudar por no máximo 2 horas seguidas, uma vez que, após esse tempo, a capacidade de absorver informações é reduzida drasticamente.

Estudar tem a capacidade de aumentar a expectativa e a qualidade de vida

Aprender algo novo não contribui somente com boas perspectivas para a vida profissional, representa também um grande benefício para a vida pessoal. Um estudo denominado What are the social benefits of education? (“Quais são os benefícios sociais da educação?”, em tradução livre), divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE em janeiro de 2013, afirma que pessoas com diploma de nível superior podem esperar viver mais, com qualidade e são propensas a ser mais felizes.
Manter a “cabeça” ocupada deveria ser uma prática de qualquer pessoa e todas as idades, pois é comprovadamente benéfica para a saúde mental e contribui para retardar os sintomas de doenças degenerativas como o Alzheimer. O processo de aprendizagem garante um cérebro afiado.
De qualquer forma, se a educação antes era restrita aos mais jovens, o desenvolvimento tecnológico atual ampliou as possibilidades de acesso e inclusão, e hoje é muito comum ver pessoas de mais idade buscando conhecimento e aprendendo algo novo. Atualmente, a educação adquiriu real importância no contexto de que a aprendizagem deve ser um processo contínuo e permanente ao longo da vida humana.
É sabido que a capacidade de evolução humana não se finda ao atingir a idade adulta, tampouco ao atingir uma idade mais avançada. E em todas as fases da vida existe a possibilidade de progresso, ensinar, aprender, afinal, conhecimento e experiência devem ser os bens mais valiosos que alguém pode acumular durante a sua vida.

Concluindo

Portanto, é possível avaliar todas as vantagens já mencionadas neste artigo, uma vez que um indivíduo com boa saúde mental tem perspectivas de carreira, tem ativadas as conexões cerebrais ao aprender uma nova língua e desenvolve o pensamento crítico, que pode levar a uma vida completa e de conquistas.
Além do que, é imprescindível ser disciplinado, estar focado e ter um propósito muito claro, que nasce da experiência, da qual podemos tirar o que é benéfico para nós e deixar o que não é de lado.
Passamos a entender que os benefícios do aprendizado vão além do fato de os indivíduos serem formados, pois vivemos um momento de constante renovação em que profissionais que desejam ter uma carreira de sucesso devem estar sempre atualizados.
A necessidade de estar atento às mudanças e exigências do mercado é cada vez maior. Como evidenciado até aqui, o mercado para qualquer área profissional está demandando cada vez mais e é altamente competitivo, à medida que as pessoas percebem a importância de obter qualificação profissional.
A cada dia que passa novas tecnologias são desenvolvidas, e o mercado de trabalho assimila essas transformações. Por isso, é necessário um profissional flexível, disposto a aprender coisas novas e sempre se inteirar ao que acontece em seu redor.
Os benefícios da aprendizagem precisam ser levados a sério, pois beneficiam a vida pessoal e profissional de um sujeito. Alguém com foco em adquirir conhecimento tem mais oportunidades, é melhor em sobrepujar as adversidades, em lidar melhor com diferentes questões e arrogar o controle de sua vida.
Você quer ser essa pessoa?

Manoel Junior